ABO-SP

Infecções dentárias podem representar sério risco à saúde

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia-Seção São Paulo (ABO-SP), condição pode levar inclusive a óbito

Muitas vezes silenciosa e indolor, inflamação nos dentes é algo muito sério e deve ser imediatamente tratada pois pode, inclusive, levar à morte. “Muitas vezes, o que parece ser uma simples inflamação bacteriana nos dentes espalha-se rapidamente para outros órgãos do organismo como cérebro, pulmões, coração, pernas, braços, entre outros, e pode ser muito grave”, afirma o cirurgião-dentista Mario Cappellette Jr., presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Seção São Paulo (ABO-SP).

Segundo ele, a maioria das infecções dentárias é resultado de cárie não tratada ou de um dente quebrado. “Bactérias que penetram no esmalte dos dentes podem infectar os nervos sensíveis da polpa, resultando em uma infecção comumente chamada de abscesso, que necessita ser tratada pelo cirurgião-dentista e, quanto mais tempo leva a busca por tratamento, mais complicada a infecção pode se tornar tanto no dente como em outro órgão, pela migração da bactéria”, alerta. Cappellette complementa dizendo que qualquer dente pode ter um abscesso já que todos  são formados por tecidos sensíveis, suscetíveis a infecções.

Infecções dentárias

Pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou dados preocupantes sobre a saúde bucal da população brasileira. O estudo aponta que 55,6% dos brasileiros não têm o hábito de consultar o dentista ao menos uma vez por ano. Foi averiguado também que 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já tinham perdido todos os dentes. 

“É importante que seja feita visita periódica ao cirurgião-dentista para prevenir infecções e suas consequências”, alerta o presidente da ABO-SP. Ele complementa dizendo que se há alguma dor, algum problema em qualquer órgão que seja, não se pode automedicar sob o risco de camuflar os sintomas e agravar o quadro. “Muitas vezes, o remédio alivia a dor, mas, de forma concomitante, a infecção avança e pode atingir outros órgãos, aprofundando consideravelmente o problema. Procurar sempre um profissional da saúde para averiguar, tratar e medicar é imprescindível”, aconselha.

Há seis anos, a modelo Renata Banhara teve de se submeter a cirurgias delicadas por conta de infecção dentária que migrou tanto para a cabeça como para os joelhos. “Foi um caso emblemático, dramático, onde, pela demora em não perceber o que tinha, já que não sentia dor no dente e tampouco havia consultado o cirurgião-dentista e outros profissionais da saúde para checar quando começou a ter fortes dores de cabeça e no joelho, automedicando-se, transformou um tratamento relativamente simples em algo complicado e doloroso, colocando a vida dela em risco. Por isso, prevenir sempre é a melhor solução e, caso sinta dor, a pessoa procurar o profissional de imediato”, finaliza Mario Cappellette Jr.

Scroll to Top